GESTÃO DE PROCESSOS DE NEGÓCIO (BPM)

Processos têm sido considerados uma importante ferramenta de gestão, um instrumento capaz de aproximar as diretrizes estratégicas das pessoas que realizam seu trabalho para alcançar os objetivos. No intuito de auxiliá-lo na melhora dos processos da sua empresa  trabalha-mos de acordo com as nove áreas do BPM CBOK:

1. Gerenciamento de processo de negócio

Se concentra nos conceitos essenciais de BPM, como definições principais, processos ponta-a-ponta, valor ao cliente e a natureza do trabalho interfuncional. Os tipos de processos, os componentes, o ciclo de vida BPM, junto com as habilidades essenciais e fatores-chave de sucesso. São os fundamentos básicos para a compreensão das outras 8 áreas.

2. Modelagem de processos

Incluem um conjunto de habilidades e processos que permitem a compreensão, comunicação, avaliação e administração dos principais componentes dos processos de negócio. Fornece uma visão geral dessas habilidades, atividades e principais definições, junto com uma discussão dos tipos e usos dos modelos de processos, técnicas, ferramentas e pafrões de modelagens.

3. Análise de processos

Envolve a compreensão dos processos de negócio, incluindo a eficiência, eficácia e efetividade dos processos. São explorados a finalidade e as atividades de análise do processo. São discutidos vários tipos de análises, técnicas e ferramentas.

4. Desenho de processos

Envolve a criação de especificações de processos de negócio dentro do contexto das metas de negócio e dos objetivos de desempenho dos processos. É o planejamento intencional e pensado sobre como os processos de negócio funcionam e são medidos, regulados e gerenciados. Explora ainda os papéis, técnicas de desenho de processos e princípios de um bom projeto, juntamente com a exploração de padrões comuns de desenho.

5. Gerenciamento de desempenho de processos

É o monitoramento formal para determinar a eficácia, eficiência e efetividade do processo. É fundamental para tomar decisões de melhoria dos processos existentes ou de eliminação ou de inclusão de novos processos, para atender os objetivos estratégicos da organização. Inclui o que medir, métodos de medicão, modelagem e simulacrao e suporte a decisões de donos e gestores de processos.

6. Transformação de processos

Aborda as mudanças nos processos. Discute-se as metodologias de melhoria continua e de reengenharia dos processos. Aborda particularmente a metodologia contida na proposta no site www.ciclocapd.com.br.

7. Organização de gerenciamento de processos

São discutidos as estruturas de localização do escritório de processos nos tradicionais organogramas funcionais, os papéis e responsabilidades e conceito de escritório de processo.

8. Gerenciamento de processos corporativos

Identifica métodos e ferramentas para avaliar os níveis de maturidade dos processos da organização, de forma geral e para cada tipo de negócio e areas fundamentais em particular. São também avaliados a maturidade dos processos de gestão.

9. Tecnologias de BPM – Gerenciamento de processo de negócio

Discute-se as ferramentas de BPMS e de repositórios de processos.